Diante das lacunas encontradas na formação inicial de educadores que atuam com a primeira infância na atualidade, o Programa Corpo e Cultura na Formação de Educadores da Primeira Infância promoveu projetos de formação continuada em serviço que contemplaram com qualidade e profundidade as especificidades do trabalho com crianças de 0-4 anos. Para isso, desenvolve ações multidisciplinares que tenham aportes teóricos referências de experiências oficinas lúdicas e poéticas e saídas de ampliação cultural a ateliês, museus e espaços afins.
Temas centrais
Arte/educação, primeira infância, formação continuada em serviço para educadores de creches, formação continuada em serviço para coordenadores pedagógicos e gestores de instituições que trabalham com a primeira infância, utilização de Metodologias Híbridas na Formação continuada em serviço para educadores
Principais ações
Encontros de Formação Coletivos em Paradas Pedagógicas, Saídas de Ampliação Cultural para museus e espaços culturais e ecopedagógicos inspiradores, reuniões de aprofundamento de formação e suporte técnico-pedagógico para gestores, coordenadores pedagógicos e educadores representantes das instituições parceiras, atividades em campo e em ambientes formativos virtuais (Zoom, GSuite, Telegram, Whatsapp), acompanhamento de campo presencial e virtual
Objetivo geral
Contribuir com a qualificação do trabalho realizado com a primeiríssima infância e com as famílias atendidas por creches vinculadas ao poder público e fortalecer o trabalho de formação continuada em serviço realizado pelas coordenadoras pedagógicas destas instituições, em campo e em ambientes e plataformas virtuais.
Este programa teve duração de 7 anos, sendo desenvolvido em quatro ciclos, através do Programa Desafios IMPAES:
- Ciclo 1: “Corpo e Cultura na Formação do Educador da Primeira Infância” (2014-2015)
- Ciclo 2: Estratégias Formativas para Coordenadoras Pedagógicas (2016)
- Co-laboração na criação da Plataforma Virtual Arte na Creche
- Ciclo 3: Experiências Estéticas, Poéticas e Lúdicas para Crianças (2017-2018)
- Ciclo 4: Arte/educação e Experiências Híbridas para a Formação de Educadores (2019-2020)
No total, foram beneficiadas 23 diretoras, 28 coordenadoras pedagógicas, 294 educadores, 2987 crianças e 9350 familiares ao longo do período.
Confira as páginas onde foram publicadas informações e conteúdos sobre:
E aqui você poderá ter acessso as publicações realizadas ao longo do 4º ciclo do programa no blog Território de Formação em Arte.
Período de realização:
2014 à 2020
Equipe:
- Carolina Pires
- Rodrigo Pacheco¹
- Yukie Matuzawa¹
- Tatiana Molon¹
- Larissa Néri²³⁴
- Sirlene Giannotti⁴
- E oficinas de Daniel Moray²³, Sirlene Giannotti²³, Célia Gomes²³ e Luciana Santos³.
Beneficiados:
- Diretos: 23 diretoras, 28 coordenadoras pedagógicas, 294 educadores, 2987 crianças
- Indiretos: 9350 familiares e membros das comunidades.
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