PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS (2013)


Ano de realização: 2013

Equipe: Ana Carolina M. Ayres e Leonardo Costa de Mello

Descrição:

Com a proposta orientar os operários sobre as boas práticas em seu ambiente de trabalho por meio da arte-educação, a Associação Sabiá criou um programa inovador para a Fundação Alphaville onde temas relacionados ao meio ambiente foram vivenciado pelos participantes por meio de diferentes linguagens artísticas.

Oferecido aos operários e prestadores de serviços do empreeendimento Nova Esplanada II, o projeto foi realizado no canteiro de obras situado no bairro Parque Santa Márcia do município Votorantim (SP).

 

Resíduos que viram música

Os operários participaram de oficinas que transformaram resíduos descartados na obra em instrumentos musicais, além de aprenderem temas relacionados ao descarte adequado dos resíduos e reciclagem. A partir de técnicas de confecção, os operários receberam noções de musicalização a partir da colheita de músicas-danças existentes no repertório cultural que cada participante levou. Além de contribuir com o meio ambiente, essa ação possibilitou a valorização da memória pessoal de cada participante fortalecendo sua autoestima e o bom relacionamento entre o grupo.

Fotografia: uma aliada da água e da fauna

Nesta oficina, os operários aprenderam os princípios da fotografia usando resíduos da obra para construir câmeras fotográficas Pinhole, ao mesmo tempo que entenderam a importância de cuidar dos recursos hídricos e proteger a fauna presente no entorno do canteiro de obras. Transformados em fotógrafos, os participantes registraram as paisagens externas para promover a sua sensibilização interna.

Arte na natureza, arte no canteiro de obra

A biodiversidade ganhou um novo um sentido para os operários depois que participarem das oficinas de arte e produção de mural a partir dos resíduos descartados pela construção civil. Transformados em artistas plásticos, eles aprenderam técnicas de elaboração de tintas a partir de extratos minerais encontrados na mata e a produziram o stencil que origina o grafite. Como produto final, além do aprendizado sobre as riquezas da biodiversidade, os participantes expuseram o trabalho produzido promovendo a valorização individual e a do grupo.

O bom vizinho canteiro de obras

O Programa de Educação Ambiental também pensou na comunidade que vive próxima ao canteiro de obras. Por isso, orientou os operários sobre a necessidade de tomar alguns cuidados como evitar congestionamentos e o trânsito de veículos pesados em áreas impróprias e à ficarem atentos aos ruídos desnecessários.

Parceria: Fundação Alphaville - Programa Comunidade Sustentável, empreendimento Nova Esplanada II.



VOLTAR