PROGRAMA CORPO E CULTURA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR DA PRIMEIRA INFÂNCIA (2014-2018)


Diante das lacunas encontradas na formação inicial de educadores que atuam com a primeira infância na atualidade, o Programa Corpo e Cultura na Formação de Educadores da Primeira Infância promove projetos de formação continuada em serviço que contemplam com qualidade e profundidade as especificidades desse trabalho com crianças de 0-4 anos. Para isso, desenvolve ações multidisciplinares que tenham aportes teóricos referências de experiências oficinas lúdicas e poéticas e saídas de ampliação cultural a ateliês, museus e espaços afins.

Este programa foi desenvolvido a partir de 2014 através do Programa Desafios IMPAES em parceria com o Cenpec.

Ciclo 2014-2015

“Corpo e Cultura na Formação do Educador da Primeira Infância”

Equipe: Carolina Pires, Rodrigo Pacheco, Yukie Matuzawa, e Tatiana Molon

Descrição:

Compreendendo as lacunas existentes na formação de parte significativa dos educadores que atuam em CEIs na atualidade, tanto a presença de educadores sem formação na área quanto a defasagem dos cursos de Pedagogia no que diz respeito às especificidades que caracterizam o trabalho com as crianças pequenas, o projeto “Corpo e Cultura na Formação do Educador da Primeira Infância” foi desenhado com a intenção de promover um aprofundamento na compreensão de educadoras e coordenadoras pedagógicas sobre a riqueza, o valor, o potencial e a responsabilidade de se trabalhar diariamente com crianças de 0 a 4 anos através desse programa que contempla experiências poéticas, lúdicas, estéticas e de consciência corporal, em diálogo com estudos teóricos relacionados à arte-educação, às práticas pedagógicas e ao desenvolvimento infantil.

Isto se realizou em uma formação em serviço que buscou qualificar a compreensão destas profissionais acerca das características e necessidades específicas da faixa etária e de sua importância na formação do indivíduo, e do potencial das linguagens expressivas e lúdicas nesta etapa da infância, em que a experiência sensorial e motora e a construção de sentido através dos símbolos configuram a relação das crianças consigo próprias e com o mundo.

Beneficiados diretamente: 2 diretoras, 3 coordenadoras pedagógicas, 37 educadoras e 513 crianças.

Parcerias:

  • Cenpec
  • IMPAES
  • Associação das Mães do Jardim Veloso
  • Quintal Mágico

Ciclo 2016

“Corpo e Cultura na Formação do Educador da Primeira Infância: Estratégias Formativas para Coordenadoras Pedagógicas”

Equipe: Carolina Pires e Larissa Néri

Descrição:

A proposta da Associação Sabiá para o Programa Desafios Impaes 2016 foi realizar uma trabalho de formação aprofundada com as coordenadoras pedagógicas das creches parceiras em 2014 e 2015. Inspirado nas experiências que tivemos em nosso projeto nestes dois anos, tem como objetivo fortalecer o trabalho das mesmas na formação continuada de suas equipes de educadoras. Incluímos para o ano de 2016 uma formação aberta para coordenadoras de outras creches da região, ampliando assim, o alcance do projeto e o número de beneficiados pelo mesmo.

Compreendemos que fortalecer a consciência do fundamental papel das coordenadoras pedagógicas no trabalho realizado com as crianças nas creches através da formação e acompanhamento satisfatório do trabalho realizado pelas educadoras de sua equipe, e instrumentalizá-las para que consigam qualificar este trabalho, tem imenso potencial nestes contextos para que o atendimento às crianças e famílias possa ser realizado com a profundidade e qualidade que esta faixa etária - 0 a 3 anos e 11 meses - necessita e merece; especialmente considerando-se o impacto das experiências vividas nos primeiros anos de vida para a formação das bases da personalidade humana.

Para isso, sistematizamos as metodologias e conceitos que fundamentaram o trabalho realizado por nossa equipe com estas instituições em 2014 e 2015, a partir das quais desenvolvemos uma proposta de formação de um ano para coordenadoras pedagógicas que nomeamos “Estratégias Formativas para Coordenadores Pedagógicos", e que capacitou-as a desenvolverem seus próprios trabalhos de formação continuada em serviço com as educadoras de suas equipes, de acordo com as especificidades dos locais e instituições em que atuam.

Beneficiados: 7 diretoras, 7 coordenadora pedagógicas, 68 professoras e 867 crianças.

Pacerias:

  • Cenpec
  • IMPAES
  • CEI Sinhazinha Meirelles
  • CEI Nossa Senhora da Assunção
  • Associação das Mães do Jardim Veloso
  • Associação das Mães Unidas na Nova Osasco (A.M.U.N.O)
  • Centro Social Santo Antônio
  • Centro de Participação Popular Jardim Veloso
  • Creche Xodó da Vó Tereza (Associação Padre Domingos Barbé)

Ciclo 2017-2018

“Corpo e Cultura na Formação do Educador da Primeira Infância: Experiências Estéticas, Poéticas e Lúdicas para Crianças”

Equipe: Carolina Pires e Larissa Néri

Descrição:

O percurso formativo que trilhamos nos anos de 2017/2018 configurou-se como um aprofundamento do trabalho de formação continuada em serviço realizado pela Associação Sabiá entre 2014 e 2016, com educadores, coordenadores pedagógicos e gestores de creches conveniadas às prefeituras de Osasco e São Paulo; através do Programa Desafios Impaes e em parceria com o Cenpec.

Inspirada pela publicação virtual Arte na Creche, produzida pelos parceiros do programa em 2016 (Cenpec, Associação Sabiá, Instituto Avisa Lá e CEDAC) e pelas propostas de cursos autoformativos on line desenvolvidas pelo Cenpec a partir deste material, o projeto propõe uma experiência híbrida de formação continuada em serviço, com ações presenciais e virtuais, realizadas através do diálogo entre três ambientes de aprendizagem complementares: ambiente profissional das participantes (as creches), o ambiente presencial das formações (encontros coletivos, reuniões e acompanhamentos de campo) e o ambiente virtual (cursos do Cenpec, plataforma on line, Portfólio Digital); buscando garantir que as formações e informações acessadas ganhem vida e tomem forma na prática cotidiana com as crianças.

Beneficiados: 3 diretora, 3 coordenadoras pedagógicas, 46 educadoras e 462 crianças.

Parcerias:

  • Cenpec
  • IMPAES
  • CEI Sinhazinha Meirelles
  • CEI Nossa Senhora da Assunção
  • Associação das Mães e Jardim Veloso
  • Associação das Mães da Nova Osasco

Mais informações:

- https://www.cenpec.org.br/projeto/assessoria-tecnica-ao-impaes/

- https://www.facebook.com/groups/853652057994888/

- https://www.facebook.com/groups/354069521654143/



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